LAVAR AS MÃOS? VOCÊ ESTÁ FAZENDO ERRADO!

de / quinta-feira, 28 abril 2016 / Publicado emArtigos, Importantes para você

Como você faz para lavar as mãos? De acordo com um estudo publicado por cientistas escoceses, provavelmente, da forma errada! E elas devem estar imundas!

Um artigo no jornal “The New York Times” alertou, na semana passada, que a técnica para lavar as mãos largamente difundida pelo órgão americano responsável pelo controle e prevenção de doenças, o CDC, e mais aplicada pelas pessoas ao redor do mundo é inferior à outra defendida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Durante o estudo, as mãos dos participantes foram avaliadas após a utilização das duas técnicas e o resultado foi que o método da OMS é mais eficaz na eliminação dos vírus e bactérias. O único inconveniente é que esse método para lavar as mãos contém mais passos e, por consequência, é mais longo.

De acordo com a dra Jacque Reilly, que conduziu o estudo, lavar as mãos continua sendo “a intervenção mais importante que você pode fazer para prevenir infecções e proteger-se dos vírus e bactérias”, ou seja, lavar as mãos salva vidas. Sendo assim, concordamos na importância de um estudo como esse, mostrando a técnica mais eficaz para eliminar esses antígenos.

Vamos mostrar os passos difundidos pelo CDC, aquele que você e a maioria das pessoas, certamente, utiliza para lavar as mãos (média de 35 segundos):

– passo um: aplique o sanitizante em uma palma;

– passo dois: esfregue as duas palmas, uma contra a outra;

– passo três: esfregue o produto pelas mãos até que fique seco.

Agora, veja o método da OMS (média de 42.5 segundos):

– passo um: esfregue as palmas das mãos;

– passo dois: esfregue a frente de cada palma sobre as costas da outra mão, interlaçando os dedos

– passo três: mexa as palmas com os dedos interlaçados e esfregue entre os dedos

– passo quatro: “abrace” seus dedos das duas mãos (os dedões devem estar em lados opostos) e mexa novamente, dessa vez, as costas dos dedos contra as palmas

– passo cinco: feche seu dedão esquerdo em sua mão direita e o mova de modo circular – e troque o dedão

– passo seis: pressione seus dedos da mão direita e os esfregue de modo circular na sua palma esquerda, e troque.

E acabou!

 

Agora, se você achou esse método para lavar as mãos muito longo para memorizar, não se preocupe, pois de acordo com o próprio estudo nem mesmos os profissionais da área de saúde foram capazes de reproduzir todos os passos sem ajuda. É necessário algumas vezes de prática para concluir o processo sem problemas. O importante é saber que essa técnica é muito superior em eliminar os vírus e bactérias de nossas mãos.

Ainda de acordo com a dra Reilly, esse processo para lavar as mãos pode ser utilizado tanto para a lavagem com água e sabonete quanto para produtos com base álcool.

No site do New York Times há um vídeo que mostra os passos da OMS de forma didática e divertida. Caso tenha curiosidade, acesse no link abaixo.

http://mobile.nytimes.com/2016/04/21/health/washing-hands.html?smid=tw-nytimes&smtyp=cur&_r=0&referer=

Lembre-se: lavar as mãos corretamente ajuda na prevenção de doenças como gripes, viroses e diarréias, portanto, nunca se esqueça de lavar as mãos frequentemente e carregue um frasco de álcool em gel consigo para aqueles momentos em que faltam água e sabonete.

 

 

FONTES:

http://mobile.nytimes.com/2016/04/21/health/washing-hands.html?smid=tw-nytimes&smtyp=cur&_r=0&referer=

Subir