Jogar papel higiênico no vaso, certo ou errado?

de / quarta-feira, 30 setembro 2015 / Publicado emArtigos, Mais Acessados
papel1

Jogar papel higiênico no vaso sanitário é incorreto? De acordo com a educação recebida pela maioria dos brasileiros, sim. Desde cedo, aprendemos que devemos jogar o papel higiênico no lixo que sempre fica ao lado da privada. Mas esse ensinamento não está totalmente certo e devemos mudar nosso hábito em prol da saúde e do meio ambiente.

O papel higiênico usado, quando jogado no vaso sanitário, se dissolve quase por completo ao longo do trajeto da rede de esgoto, principalmente aqueles de melhor qualidade, levando consigo os riscos de contaminação por contato com as fezes. Só por esse motivo, já deveríamos reconsiderar nosso hábito, mas esse comportamento também beneficia o meio ambiente, já que a sacolinha ou sanito que utilizamos para descartar o papel higiênico polui mais que ele próprio, pois leva muito mais tempo para se decompor na natureza, prejudicando a sustentabilidade.

A razão pela qual somos ensinados a não jogar o papel higiênico no vaso sanitário é o risco de entupimento da rede de esgoto, ou mesmo a inexistência da rede em alguns lugares do Brasil. Ou seja, o problema não está no papel higiênico, e sim na falta de boa infraestrutura em nossas cidades, pois encanamentos de boa qualidade e 100% de saneamento básico são considerados luxo por aqui. Tanto que, em visita ao Brasil, americanos e europeus ficam impressionados com o hábito considerado nojento de jogar o papel higiênico usado no lixo e, depois, manipulá-los para o descarte. Para eles, jogar papel higiênico no vaso é natural.

É importante destacar que SOMENTE o papel higiênico deve ser jogado no vaso sanitário, e não seus rolos, assim como não devem ser jogados absorventes, hastes flexíveis, cabelo, tubos de pasta de dente ou papéis, NEM PAPEL TOALHA.

Nossa empresa apoia o descarte do papel higiênico no vaso sanitário, até por que nosso papel é hidrossolúvel e facilmente se desmancha na rede de esgoto, desde que seja adequada. Pois esse hábito elimina o risco de contaminação pela manipulação das fezes, acaba com o cheiro desagradável dos cestinhos dos banheiros e contribui para o meio ambiente.

 

FONTES:

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/03/24/clique-ciencia-e-errado-jogar-papel-higienico-na-privada.htm

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_391999.shtml

http://www.fatosdesconhecidos.com.br/e-errado-jogar-papel-higienico-no-vaso/

Subir